Terceirização do Setor Financeiro
Aqueles que têm sucesso comemoram os resultados, pois nada melhor do que contar com pessoas experientes, que oferecem “insights” valiosos sem os altos custos de um departamento próprio dedicado a essa tarefa.
Se for o modelo ideal para o seu negócio na área da saúde, a perspectiva é de ganho em eficiência, produtividade e vantagem competitiva.
Considerando que a área financeira é uma das mais complexas e centrais para a empresa, deixá-la nas mãos de especialistas é uma ótima saída para tornar a gestão mais eficiente, ágil e econômica.
As pequenas e médias empresas da saúde, em especial, são as que mais ganham com a terceirização do setor financeiro, ou BPO financeiro, pois mantém suas equipes enxutas e evitam os altos custos de manter um departamento financeiro próprio.
É claro que, para terceirizar o setor financeiro, é preciso ter muita confiança nos prestadores de serviços, que devem possuir “expertise” comprovada na área da saúde. Além de alta tecnologia para conduzir a gestão financeira — principalmente no ambiente virtual.
De início, a terceirização do setor financeiro começa definindo as atividades a serem delegadas e a escolha de parceiros estratégicos para prestação de serviços de qualidade.
Do lado da empresa, o maior desafio é entregar suas finanças ao profissional externo sem perder o controle do negócio. Alguns exemplos de funções incluídas na terceirização do setor financeiro são:
1) Gestão de contas a pagar e a receber.
2) Gestão do fluxo de caixa.
3) Conciliação bancária e fechamento de caixa.
4) Relatórios financeiros.
5) Controladoria em geral.
6) Análise e monitoramento de indicadores de desempenho.
Atualmente, 36% já utiliza os serviços financeiros terceirizados com sucesso e relata como principais vantagens a redução de custos (59%), o aumento do foco no “core business” — atividade principal (57%) — e solução de problemas de capacidade (47%).
Agora que você já sabe tudo sobre a terceirização do setor financeiro, vamos à aplicação prática do processo. Confira nosso guia passo a passo para terceirizar as suas finanças.
1. Defina as funções a serem terceirizadas
Antes de tudo, você precisa definir exatamente quais funções financeiras e contábeis podem ser terceirizadas. Para isso, você deve considerar critérios como: volume de transações, complexidade das finanças, confidencialidade e quantidade de informação necessária para a tomada de decisão.
Encontrar o fornecedor ideal é o ponto-chave da terceirização, por isso as empresas têm buscado contadores e prestadores de serviços com soluções de ponta a ponta. A tecnologia também desempenha um papel central na escolha, pois as novas tendências apontam para o uso de inteligência artificial, computação em nuvem e “big data” na gestão financeira.
O fechamento do contrato é um momento crítico para a terceirização financeira, pois todos os detalhes devem ser acordados entre as partes para evitar futuros desentendimentos.
A transição é, de longe, o momento mais delicado da terceirização depois da contratação. Por isso, você deve garantir que a empresa contratada entenda profundamente do seu negócio, integre os processos e monitore seus compromissos de entrega, além de melhorar continuamente as tarefas. Investir mais tempo e esforço na transição é fundamental.
Depois da implementação, você precisa garantir a eficiência do canal de comunicação com o terceirizado. Para isso, existem inúmeras soluções em “softwares” e plataformas virtuais que encurtam distâncias e permitem o monitoramento constante do desempenho, além de prover o atendimento em tempo real que a sua empresa necessita.
Está em dúvida sobre como a terceirização do setor financeiro pode alavancar sua empresa? Então entre em contato para esclarecermos e iniciarmos uma trajetória de grandes resultados.
A redução de custos é um dos pontos centrais da terceirização do setor financeiro, pois reduz os gastos operacionais e a quantidade de processos necessários à gestão de finanças e da contabilidade.
A economia também é sentida na redução dos encargos trabalhistas, uma vez que é muito mais prático e barato manter o serviço do que contratar equipes próprias.
Ao somar todas as despesas de um departamento financeiro, incluindo capital humano, treinamentos, estrutura, tecnologia e outros custos, fica clara a vantagem econômica da terceirização do setor financeiro.
Ou seja, em vez de se dedicarem aos seus objetivos essenciais, os gestores acabam gastando horas preciosas em tarefas administrativas.
É por isso que a terceirização das finanças e da contabilidade é fundamental para alavancar o crescimento das organizações, pois libera tempo e recursos para o foco no “core business” (atividade principal).
A terceirização do setor financeiro permite que as empresas ampliem a capacidade de gestão sem aumentar custos ou tornar os processos ainda mais complexos.
Pelo contrário: é a solução ideal para simplificar o máximo os processos, pois a empresa conta com especialistas com extenso “know-how” para executar funções financeiras e contábeis com eficiência.
Enquanto o gerenciamento interno tende ao aumento da burocracia, a delegação a terceiros conduz à flexibilidade e ao dinamismo.
A principal função do novo profissional de contabilidade e finanças é fornecer informações valiosas para a tomada de decisão dos empresários, para além das rotinas burocráticas.
Por essa razão, o contador é parceiro estratégico essencial para empresas e profissionais da saúde, pois oferece dados precisos para a avaliação da situação financeira e crescimento do negócio.